A importância da Neonatologia: Saiba mais a respeito desta especialidade

A neonatologia é um dos setores mais importantes e significativos da medicina, pois se dedica ao cuidado e à proteção das crianças recém-nascidas. No Hospital São Rafael o Médico Pediatra, Dr. Maico Ono, atuante há sete meses na instituição, está fazendo residencia na especialidade de Neonatologia, na Universidade Estadual de Londrina – UEL. “Estou no primeiro ano da especialidade, que será finalizada em 2019. Mas já neste primeiro ano, tive acesso há muitas informações de extrema relevância” conta.

O profissional que é natural do Rio de Janeiro, explica que cursou medicina em Mato Grosso do Sul, na Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD e buscou o interior do Paraná, exclusivamente para ter acesso à especialidade de Neonatologia na UEL, que é referência de nível nacional.

O Dr. Maico Ono também explica que a neonatologia está diretamente relacionada com a pediatria, pois é exercida por médicos pediatras especializados em problemas e questões típicas de crianças recém-nascidas. Segundo o profissional, a neonatologia costuma ser desenvolvida dentro de hospitais e não em ambulatórios, pois requer atendimento desde o momento em que o bebê nasce no hospital.

O que faz um Pediatra especializado em Neonatologia?

Determinar se o ritmo cardíaco está correto, a respiração, o funcionamento geral dos órgãos, etc., são algumas das tarefas realizadas pelos especialistas. Conforme o Pediatra, todas estas ações precisam contar com uma aparelhagem bem complexa, pois tratam de órgãos muito pequenos e que devem ser supervisionados e controlados 24 horas por dia.

Ainda conforme o profissional, a neonatologia também lida com situações de complexidade “Por exemplo, no caso de bebês prematuros (que devem ser colocados em incubadora) ou no caso de bebês que sofrem complicações mais severas e que devem permanecer em cuidado por um período de tempo mais extenso do que o normal” conclui.

Facebook Comments