Pesquisar
Close this search box.

Setembro Amarelo: O Hospital São Rafael apoia esta causa

O Setembro Amarelo é uma campanha que acontece desde 2014 em todo o país e visa a conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio. Hoje em dia, o suicídio é um problema de saúde pública no Brasil e a sua ocorrência tem crescido entre os jovens. De acordo com os números oficiais, por dia 32 brasileiros cometem suicídio.

Conforme o site oficial da campanha, o suicídio tem sido um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas. A esperança é o fato de que, segundo a Organização Mundial da Saúde, nove em cada dez casos poderiam ser prevenidos. Ainda conforme informações do Centro de Valorização da Vida, é necessário a pessoa buscar ajuda e atenção de quem está à sua volta.

Casos atendidos no São Rafael

Segundo a Enfermeira e Diretora Técnica da Intervenção Administrativa, Janaina Chiaratti Farina, na instituição diariamente chegam pessoas em estados de surtos psicóticos, depressão, e demais casos, que estão inteiramente ligados, com os antecedentes do suicídio. “Nossa demanda é de pelo menos um paciente por dia neste estado de surto, quadro depressivo, transtornos, e etc.” explica a enfermeira. Janaina conta que a idade das pessoas que passam por estes atendimentos variam de 30 à 49 anos, e também não há gênero em especifico que este estado seja mais recorrente, ambos os sexos, passam pela mesma situação todas as semanas.

Conforme a Diretora, o atendimento à esses casos são feitos do seguinte modo: “O paciente é atendido de imediato pelo médico plantonista, é feita a estabilização, e a medicação. Depois, o profissional fará a análise do que será necessário ao caso, uma internação psiquiátrica onde é solicitado uma vaga na central de leitos, que pode ser tanto em Rolândia ou em cidades da região, ou se é viável um encaminhamento para o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, do município” explica a diretora.

Sobre o CAPS

A profissional também falou do trabalho do CAPS-AD de Rolândia, que oferece diferentes tipos de atividades terapêuticas, e que também tem parceria com a instituição. No CAPS-AD, podem ser atendidas pessoas acima de 18 anos de ambos os sexos, residentes nos municípios que compõem a Micro-região (Cafeara, Centenário do Sul, Guaraci, Jaguapitã, Lupionópolis, Pitangueiras, Porecatu), proposto pela 17ª Regional de Saúde, onde Rolândia funciona como pólo. O serviço ocorre na Avenida Castro Alves, nº 1821, centro, por meio de encaminhamento das UBS’s, do próprio Hospital São Rafael, ou ainda por agendamento através dos telefones (43) 3256-6248 ou 3255-1926.