Pesquisar
Close this search box.

SEMANA MUNDIAL DE AMAMENTAÇÃO: Imunização, Carinho e Benefícios

SOBRE A “SEMANA MUNDIAL DE AMAMENTAÇÃO”

A “Semana Mundial de Amamentação – SMAM” é comemorada em todo o mundo de 1 à 7 de Agosto. Ela foi lançada pela WABA (Aliança Mundial para Ação em Amamentação), em 1992, com o objetivo de dar visibilidade a amamentação, incentivando todos os grupos do mundo a trabalhar o tema na prática e a colocá-lo em pauta em diversos setores. Em 2017 celebra-se o 25º aniversário da Semana Mundial de Aleitamento Materno.

A proteção, promoção e apoio da amamentação são os três pilares fundamentais para aumentar e consolidar as taxas de aleitamento materno, tanto em países em desenvolvimento como em países desenvolvidos. A SMAM é o momento mais importante no ano para a promoção da amamentação. Em celebração ao evento, profissionais do Hospital São Rafael contribuíram com o tema através do compartilhamento de informações importantes.

A IMUNIZAÇÃO OFERTADA PELO LEITE MATERNO

De acordo com o Ministério da Saúde o leite materno é o alimento natural mais completo que existe. Segundo a Dra. Daniele Demaso, que atende no setor de clínico geral do São Rafael, e está curando pós-graduação em pediatria, por meio da amamentação é possível encontrar todos os nutrientes necessários para o bebê. Elementos como água, proteínas, açúcar, gordura, vitaminas e sais minerais, são encontrados no leite, e todos na medida certa. “A primeira barreira de proteção que o recém-nascido recebe, é proveniente do leite materno” explica a Dra. Daniele. Segundo ela, a amamentação também contribui para o crescimento e desenvolvimento da criança.

O INICIO DA AMAMENTAÇÃO

No primeiros dias o leite materno pode apresentar um aspecto grosso e amarelado e às vezes, transparente, também chamado de colostro. O colostro é o primeiro leite produzido após o parto. É um liquido com uma consistência espessa e cor amarela ou transparente e, apesar de ser produzido em pequena quantidade, tem na sua constituição todos os nutrientes necessários para alimentar adequadamente o recém-nascido. Após sete dias, o leite pode apresentar uma aparência mais esbranquiçada e, é produzido em maior quantidade. “Algumas mães podem escutar coisas como “o seu leite é fraco” mas isso é mito, não existe leite fraco. O leite sempre vai ser a melhor opção para a criança” afirma Daniele.

ALEITAMENTO EXLUSIVO

O aleitamento materno deve ser exclusivo até os seis meses de vida. Isso significa que, até completar essa idade, o bebê deve receber somente o leite materno, não deve ser oferecida qualquer outro tipo de comida ou bebida, nem mesmo água ou chá. “Estudos mostram que crianças que recebem o aleitamento exclusivo até os seis meses, desenvolvem menos patologias durante a infância. Eles crescem mais saudáveis, justamente por conta do processo de amamentação” explica Daniele. Conforme a Dra. diferente do período mínimo, não existe um tempo máximo indicado para oferecer o leite materno, isso depende exclusivamente da mãe.

AS VANTAGENS DO LEITE MATERNO PARA A MÃE E OS CUIDADOS COM A ALIMENTAÇÃO

A amamentação reforça ainda mais o laço afetivo entre mãe e filho. Isso porque, ela é também uma forma de transmitir amor e carinho. Além disso, protege a saúde da mãe, diminuindo o risco dela ter câncer de mama, câncer de ovário e hemorragias pós-parto. Ainda conforme explicado pela Dra. Daniele, a mãe precisa ter um cuidado com alimentação, durante o aleitamento exclusivo. “Tudo passa através do leite, até mesmo medicamentos. Nós sempre pedimos que a mãe diminuem o consumo de alimentos muito gordurosos, ou que gerem muitas gazes. E também orientamos que ela faça uma boa alimentação, com produtos nutritivos, para que a alimentação também enriqueça” conclui.