Pesquisar
Close this search box.

SEMANA MUNDIAL DE AMAMENTAÇÃO: Colaboradores recebem capacitação sobre apoio ao aleitamento materno

Um evento envolvendo a “Semana Mundial de Amamentação – SMAM” que ocorre entre os dias 01 e 07 de Agosto, foi promovido no Hospital São Rafael, nesta última quinta-feira. Profissionais que atuam em vários setores do hospital participaram de uma capacitação, ministrada pela nutricionista, Edna Midori Fujimoto Yokosawa. A mesma é responsável por desenvolver as ações de apoio à amamentação e atividades assistenciais e educativas de formação para o bem estar mãe/filho, no Centro de Especialidade da Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, de Rolândia.

Foram proporcionados dois treinamentos aos colaboradores, um ocorreu no período da manhã e outro, no início da tarde. Em ambos houve o acompanhamento de um responsável da instituição. No período da manhã a coordenadora de enfermagem, Janaina Chiaratti Farina, esteva presente, e na capacitação vespertina, foi a vez da gerente geral, Natalia Violin, “Organizamos os eventos em dois turnos, para que mais funcionários pudessem participar, sem prejudicar a rotina de plantão estabelecida no hospital” explicou a coordenadora de enfermagem.

Conforme a coordenadora, é de extrema importância fazer com que os profissionais tenham mais acesso a essas informações. Segundo Janaina, sempre é interessante reforçar o quanto é indispensável o aleitamento materno, e ter o auxílio de especialistas explicando qual é o melhor modo de apoiar as mães nessa questão. “Nosso papel de apoio às puérperas é fundamental. Com certeza este conhecimento adquirido com a Edna, vem para aprimorar o nosso trabalho, e irá nos ajudar ainda mais nesse processo” afirma.

TEMÁTICA DE 2017

Segundo a palestrante, o tema da SMAM deste ano, fala sobre o trabalho conjunto para o bem comum. “O tema deste ano não engloba só as mães, mas sim, todas as pessoas que podem apoiar nesta questão. Quanto mais apoiadores, melhor é o resultado e o sucesso da amamentação” conta Edna. A nutricionista também ressalta que muitas vezes existe o choque de informações, e a puérpera acaba se sentindo perdida, e sem o acesso as reais informações sobre o aleitamento. “Por isso é fundamental transmitir as orientações para profissionais do meio. Com profissionais capacitados, melhor será acolhimento à todas essas mulheres” explica.

ÚNICO AMOR

A Unidade de Coleta, Aleitamento Materno e Orientação de Rolândia – ÚNICO AMOR, já existe desde março de 2012. Edna explica que antes, era ela quem fazia às visitações à maternidade do hospital, mas por conta da grande demanda de trabalho na unidade, agora é a Coordenadora de Programas de Atenção Básica, Suely Woehe, que faz este atendimento. A profissional também informa que no ÚNICO AMOR, às mães são orientadas sobre o modo correto de se oferecer o leite materno, e também, é um posto de coleta do leite. O ÚNICO AMOR está localizado na Rua: Alzira Tibursk, 102, Centro, com atendimento das 8 às 13 horas, de segunda a sexta-feira, e com horário para entrega de doação das 13 às 18 horas. Mais informações pelo telefone (43) 3906.1142.