Pesquisar
Close this search box.

São Rafael oferece curso gratuito para gestantes

Estão abertas as inscrições para a 1ª edição do ‘Curso de Gestantes – Mamãe e Bebê’, promovido pelo Hospital São Rafael de Rolândia. O evento é gratuito e aberto para todas as mulheres que estão gestantes, e também para seus parceiros ou qualquer outro (outra) acompanhante. Para participar a futura mamãe deve se inscrever online previamente pelo formulário que está disponível no link: (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe2OSabTHyEeeStIZeAKnqG6-ONu7PRnpc1RwVCIbLNQHHCUQ/viewform?usp=sf_link).


Durante o curso haverá palestras com diversas profissionais, que vão abordar variados temas diferentes sobre o mesmo assunto.


As enfermeiras obstetras Yasmin Duque Franco e Camila Moscardini vão ministrar a palestra ‘Engravidei e agora?’. Além delas, a fisioterapeuta Débora Liberti vai abordar o assunto da fisioterapia pélvica, enquanto a nutricionista Melissa Feltrin vai falar sobre nutrição gestacional e puerperal. Ainda durante o curso, as participantes terão um momento de conhecimento com a psicóloga Nádia, que vai tratar dos aspectos emocionais da gestação e do puerpério.


“Esse curso é uma iniciativa da gerência de enfermagem do São Rafael, e é um projeto que queremos fazer mensalmente. O primeiro vai ser agora em janeiro e a gente vai ver como será. Se a adesão for boa, pretendemos fazer todos os meses”, explicou a enfermeira obstetra Yasmin Duque Franco.


De acordo com a profissional, o intuito desse curso é levar a gestante para perto do hospital, a fim de fazer com que essa paciente crie vínculos com a instituição. O objetivo ainda é promover esses momentos em conjunto, para que ela receba todas as informações necessárias para passar por esse período tão importante da melhor forma possível.


“Esse curso é ofertado por uma equipe multiprofissional, então terá a parte da enfermagem, da psicologia, da nutrição e da fisioterapia. Nesse curso vamos tratar de algumas coisas que talvez essa paciente não consiga entender em outros momentos da gestação, como as mudanças corporais, e também abordar sobre possíveis situações que vão acontecer agora que ela descobriu que está grávida”, afirma Yasmin.


Na nutrição, por exemplo, o objetivo da nutricionista será o de informar como a mulher precisa se alimentar durante a gestação, e como deverá seguir nesse processo alimentar depois que ganhar o bebê”, pontuou a enfermeira.


“Também haverá os momentos de falar como são os aspectos psicológicos e emocionais que ocorrem com a mulher depois que ela descobre que está grávida. Também falaremos sobre a fisioterapia pélvica, pois ainda é um assunto que é pouco falado. Nosso foco é principalmente as mulheres que acabaram de descobrir a gravidez, para que elas possam entender o que está acontecendo, e o que ainda poderá ocorrer nesses nove meses”, comenta Yasmin.


A enferemeira afirma que todas as gestantes são bem-vindas, mesmo aquelas que já estão com mais tempo de gestação, porém para a profissional, é mais interessante encaminhar esse conhecimento para aquelas que acabaram de iniciar esse período, pois, deste modo, poderão usufruir muitas mais daquilo que for ensinado.


O nome do curso ‘Mamãe e bebê’ surgiu da necessidade de tonar essa ação bem popular e fazer com que ela chegue para o máximo de mulheres possível, afirma a enfermeira. “Queremos fazer com que esse curso vire uma marca registrada do hospital. Vale dizer que o curso também é aberto para um acompanhante que queira participar e não precisa necessariamente ser apenas para as gestantes”, informa Yasmin.


Para mais informações, basta entrar em contato pelo (43) 3311-3080 para falar com a Yasmin.

Fonte: https://umjornalregional.com.br/saude/sao-rafael-oferece-curso-gratuito-para-gestantes/2023/01/10/