Pesquisar
Close this search box.

Hospital São Rafael Recebe novo Cardiotocógrafo

No último dia 07 de Julho, a Secretária de Saúde do Governo Estadual enviou um aparelho de cardiotocografia ao Hospital São Rafael. O novo equipamento vai se somar a outro cardiotocógrafo, que já foi adquirido há algum tempo, com recursos do São Rafael. O aparelho foi entregue pela Chefe da Divisão de Atenção em Gestão e Saúde da 17ª Regional de Saúde, Sandra Bonini de Abreu, 50 anos. A coordenadora de enfermagem, Janaina Chiaratti Farina, e a gerente geral do hospital, Natália Violin, receberam a doação.

O exame de cardiotocografia é realizado através de um transdutor que registra a frequência cardíaca dentro da barriga da mãe. Este exame é um dos mais importantes durante a gravidez, pois com ele é possível monitorar o bem estar fetal e ainda registrar as contrações uterinas. Com isso, através de um registro gráfico, o médico pode avaliar o bem estar materno-fetal. “Este aparelho é determinante na constatação da vitalidade do bebê, e auxilia o médico a determinar a necessidade de alguma intervenção na gestação. Geralmente é utilizado a partir da 28ª semana de gravidez, porém no final da gestação, ele costuma ser solicitado com mais freqüência pelos médicos. “Além da rapidez e fácil realização, é considerado um exame não invasivo, já que é feito através da pele da barriga da mãe” explica a enfermeira Janaina Chiaratti.

A enfermeira também informou que os transdutores são ligados a um monitor e colocados na barriga da mãe e durante cerca de 20 a 30 minutos, o aparelho registra de modo contínuo, a frequência cardíaca e as contrações uterinas. “Ao final do exame, o aparelho gera um laudo em forma de gráfico, semelhante ao de um eletrocardiograma, que deverá ser interpretado pelo especialista” esclarece a enfermeira.

Em média o valor de um aparelho como este é de 30 mil reais. Segundo a gerente geral do São Rafael, Natalia Violin, a presença de um segundo equipamento cardiotocógrafo, fará muita diferença, e poderá fornecer um melhor atendimento às pacientes. “Como agora contamos com dois aparelhos, um será instalado de modo fixo no consultório de ginecologia, e outro, ficará na maternidade” afirma a gerente. Ela também explica que algumas gestantes são encaminhadas até ao hospital somente para controle de vitalidade fetal. “É muito bom saber que agora vamos atender mais gestantes, e com melhor qualidade” afirma.