Pesquisar
Close this search box.

Hospital São Rafael recebe equipamentos obstétricos por meio de projeto

O Hospital São Rafael recebeu na última semana, novos aparelhos que vão auxiliar nos atendimentos da maternidade. O encaminhamento destes equipamentos foi possível através de um projeto organizado pela Diretora Técnica da Intervenção Administrativa, Janaina Chiaratti Farina. Segundo a diretora Tatiana Muller, a verba para a aquisição destes aparelhos, são provenientes de penas de prestação pecuniária, que são multas aplicadas em substituição à prisão nos casos de delitos de menor gravidade. “O apoio financeiro é garantido desde junho de 2012, quando o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) editou a Resolução n. 154, que criou uma política institucional do Poder Judiciário para a utilização desses recursos” explica a diretora.

A enfermeira Janaina também explicou quais foram os aparelhos doados, e qual a funcionalidade de cada um:

  • Amnioscópio: aparelho de diagnóstico utilizado no final da gestação pelo médico obstetra para visualização das características do líquido amniótico. Este procedimento permite segurança na decisão médica de continuar o parto normal ou indicar procedimento cirúrgico.
  • Detector Fetal (Sonar): aparelho com função de auscultar batimentos cardiofetais, que auxilia no atestado de saúde do feto.
  • Monitor Oxímetro de Pulso Neonatal: aparelho de diagnóstico que mensura a porcentagem de oxigênio no sangue do neonato. Com o aparelho é possível realizar o teste do coraçãozinho, exame obrigatório e preconizado pelo Ministério da Saúde, que identifica cardiopatias congênitas graves, antes das 48 horas de vida.  A importância destes equipamentosAinda conforme Janaina a falta do amnioscópio, pode levar o feto ao sofrimento fetal e até a óbito, quando a anormalidade for identificada de maneira tardia.  Já com a presença do equipamento, o médico consegue ter a decisão técnica de continuar no procedimento de parto normal, ou de indicar cirurgia. Vale ressaltar que a política do SUS exige que a indicação de cesarianas estejam revestidas de necessidade técnica comprovada.

    Através do detector fetal, o profissional pode identificar os batimentos fetais e fluxo sanguíneo do cordão umbilical, especifica a vitalidade, posição fetal e número de fetos, possibilitando informações precoces para intervenção e segurança materno-fetal.

    E o oxímetro de pulso neonatal, permite a mensuração da porcentagem de oxigenação sanguínea, e também pode diagnosticar ou suspeitar de uma série de patologias respiratórias e cardiológicas fatais para o recém-nascido. “Com a aquisição destes equipamentos poderemos oferecer o diagnóstico precoce tanto para mãe, quanto para o feto e o recém-nascido, garantindo a ausência ou mínimo de danos e sequelas possíveis” conta a enfermeira.