Pesquisar
Close this search box.

Casos de óbito por dengue não ocorrem no Paraná por mais de um ano

O Paraná não registra óbitos provocados pelo vírus da dengue por mais de um ano, segundo os últimos dados do Boletim da Dengue, divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde no início desta semana. O boletim, divulgado no dia (7) corresponde ao período epidemiológico que iniciou em agosto de 2017. “Estes números mostram que as estratégias adotadas pelo Estado no combate à dengue estão dando resultados positivos. Mas é importante destacar que precisamos ter constantemente os cuidados para manter este índice”, enfatizou o secretário de estado da Saúde, Michele Caputo Neto.

O período epidemiológico correspondente a agosto de 2016 e julho de 2017 também não registrou mortes relacionadas à dengue. Já no período anterior, de agosto de 2015 a julho de 2016, 63 paranaenses vieram a óbito no estado devido a esta doença.

Casos

Os dados do boletim mostram ainda que 180 casos de dengue foram registrados no estado, sendo 170 autóctones (onde o paciente contraiu o vírus no mesmo lugar onde reside). Os municípios com mais registros ainda se mantém: Maringá encabeça a lista, com 84 ocorrências e Foz do Iguaçu, com 31.

Prevenção

A Secretaria de Saúde alerta que a dengue, a zika e a chikungunya são doenças cíclicas. Por isso, os cuidados para evitá-las devem ser constantes. A principal maneira de se proteger é eliminar os focos do mosquito. Outra ação importante para combater a dengue é tomar a vacina. Trinta municípios com histórico grave da doença participam da campanha.

Ações contra a Dengue em Rolândia

Em Rolândia o setor de Vigilância Epidemiológica da Secretária de Saúde, acontece o “Projeto Verão Sem Aedes”. Neste mês, as coletas seletivas que estão sendo realizadas em conjunto pelos Agentes de Endemias e de Saúde contemplam várias localidades da cidade.

De acordo com o último levantamento divulgado, dos dias 30 de julho e 21 de outubro, o registro de casos de dengue está em um número baixo. O município registrou 65 notificações de casos suspeitos de dengue, dos quais quatro foram confirmados. Durante este período não ocorreram notificações de Zika ou Febre Chikungunya.

 

Com informações: Secretária de Saúde do Estado do Paraná / Jornal de Rolândia