Pesquisar
Close this search box.

A Alimentação e Nutrição Gestacional

Ter uma alimentação saudável e equilibrada, é importante para todos. Na gravidez em especial, é essencial manter refeições balanceadas, porque o bebê irá precisar dos nutrientes para poder se desenvolver. Segundo a nutricionista, Melissa Feltrin, nesta fase é importante selecionar muito bem os alimentos, porque além de engordar mais do que o indicado, a gestante pode não estar se alimentando com tudo o que é necessário. Pensando nisso, a profissional selecionou algumas recomendações sobre alimentação que são necessárias neste momento:

– Manter os intervalos durante as refeições devem ser de 3 em 3 horas, sem exageros. Esse intervalo é indicado porque nosso corpo tem tempo de digerir e estar saciado todo o tempo.

– Nos primeiros três meses de gestação a ingestão do ácido fólico é fundamental. Você pode encontrar esse nutriente em alimentos como carnes animais, aspargos e também espinafre. O ácido fólico é fundamental para que a coluna do bebê se desenvolva corretamente, evitando defeitos no tubo neural, como falha no desenvolvimento do cérebro e medula espinhal.

– A presença de enjôos no primeiro trimestre da gestação é comum, neste caso uma alimentação mais natural ajuda a minimizar os enjôos. O gengibre é um alimento muito utilizado para amenizar os episódios, assim como alimentos mais gelados que ajudam a refrescar mais.

– A ingestão de ferro e cálcio deve ser elevada durante o segundo trimestre da gestação e você pode ingerir carnes vermelhas, feijão, leite, gergelim e verduras de cor escura para suprir essa demanda. O ferro neste período é utilizado pelo bebê para seu desenvolvimento e para o desenvolvimento da placenta.O cálcio contribui principalmente para a formação do esqueleto do bebê e fortalecimento de ossos e dentes.

– A ingestão de proteína (carnes, feijão, ovos, leite e derivados), também se faz necessária durante toda a gestação. Ela é fundamental no crescimento e desenvolvimento do bebê em toda a gestação.

– No terceiro trimestre é um momento importante para realizar as seis refeições balanceadas todos os dias, tomar de 1,5 a 2 litros de líquido por dia e consumir muitas fibras e frutas. Prefira ingerir os líquidos nos intervalos entre as refeições e também dê preferência aos sucos orgânicos, que são mais saudáveis e naturais.

DICA IMPORTANTE: A grávida deve comer por dois é o principal mito que as gestantes encaram. Ao contrário do que se diz, se a gestante engordar pode prejudicar o desenvolvimento saudável do bebê, também dificultando a hora do parto. Siga a sua dieta e não exagere na hora de comer.

– Durante a gravidez é indicado procurar um acompanhamento nutricional, para pode entender melhor suas novas necessidades orgânicas e montar um cardápio balanceado, com pelo menos um alimento de cada grupo da pirâmide alimentar.

– Existem certos alimentos que devem ser evitados, como o café e bebidas energéticas, porque elevam a pressão arterial e possuem muitos conservantes, o que prejudica o desenvolvimento do bebê. Bebidas alcoólicas estão fora de cogitação, elas causam a má formação do feto, fique longe!

– O segredo da alimentação balanceada na gravidez está na moderação e na variedade, então não exagere nas quantidades e busque variar o cardápio sempre que for possível. Assim você garante uma gravidez saudável e um parto tranqüilo.

Para entender melhor, observe está pirâmide de alimentação: