Alguns aparelhos deste novo setor já estão em funcionamento e beneficiando as pessoas de Rolândia e região atendidas no hospital
O Hospital São Rafael de Rolândia está investindo em um centro de diagnóstico de imagens próprio. Um centro de diagnóstico próprio significa ofertar mais conforto e praticidade aos pacientes de Rolândia e região que hoje são atendidos no local. Alguns aparelhos deste novo setor já estão funcionando e disponíveis para a população, conforme explicado pelo gerente do HSR, Gilberto Berg.
“Hoje nós estamos com um raio-x, que apesar de ser um equipamento um pouco antigo, está funcionando. Também temos um raio-x móvel que é utilizado nos casos em que os pacientes não conseguem se deslocar e levamos o equipamento no leito. Também temos um aparelho de ultrassom novo que chegou agora e que já está em funcionamento”, explica.
Berg revela que com este novo aparelho de ultrassom, por exemplo, o hospital realiza uma média de 250 exames por mês. “Ele é utilizado tanto para o ultrassom obstétrico, quanto para o ultrassom abdominal, ou para casos mais específicos, como é o caso da ultrassonografia de punho”, conta.
Tomógrafo
O gerente pontua que a ideia é investir nesse setor ainda mais e ter de fato um centro de diagnóstico próprio. “Por muito tempo foi terceirizado toda parte de diagnóstico por imagens do Hospital São Rafael. Hoje nós estamos sem a tomografia e terceirizamos em uma parceria com a Santa Casa de Cambé. Mas agora colocaremos em funcionamento, ainda nesta semana, o nosso tomógrafo”, revela.
Raio-x digital
O principal equipamento que vai entrar em breve para este centro de diagnóstico é o aparelho de raio-x novo. “Nós tivemos recentemente a aquisição de um aparelho de raio-x digital. Ele trabalha com alta definição, e com placas que favorecem muito o atendimento e que funcionam através de bluetooth, o que permite uma qualidade muito maior e uma definição muito maior para fazer um diagnóstico por imagem”, reforça o gerente.
O raio-x digital estará, talvez já nas próximas semanas, à disposição de todos os pacientes do hospital. O equipamento é de alta tecnologia e vem para somar no atendimento, conforme mencionado por Berg. “Ele será a ‘estrela’ que teremos no centro de diagnóstico do Hospital São Rafael. Nós começaremos a fazer a estruturação dele neste sábado, quando possivelmente também comecemos a sua instalação para que, na semana que vem, ele de fato já comece a funcionar”, afirma.
Atualmente, o HSR tem a necessidade de realizar aproximadamente de 300 a 400 exames de tomografia por mês. Já o raio-x superou as metas e chegou a mais de mil atendimentos em abril. “Os exames de ultrassom chegaram à casa de 250 atendimentos por mês”, concluiu Gilberto Berg.
Fonte: JR