Dia Mundial da Saúde Mental

Segundo a OMS – Organização Mundial da Sáude, milhares de pessoas com problemas de saúde mental em todo o mundo, ainda são privadas de seus direitos humanos. A Federação Mundial de Saúde Mental (WFMH) é uma organização internacional fundada em 1948 que tem como foco, contribuir, entre todas as nações e cidadãos, a prevenção dos distúrbios mentais e emocionais, com tratamentos adequados e cuidados com quem padece de tais distúrbios, e promover a saúde mental. A WFMH estabeleceu o Dia Mundial da Saúde Mental a 10 de outubro de 1992. Todos os anos WFMH fornece matérias distintas de informação sobre temas selecionados.

O QUE É SAUDE MENTAL?

Segundo a OMS, “saúde” não é somente a ausência de enfermidades físicas, e sim um conjunto de bem-estar físico, mental e social.

A maior parte das pessoas, quando ouvem falar em “Saúde Mental” pensam em “Doença Mental”. Segundo a Secretaria da Saúde do Governo Estadual do Paraná, a saúde mental implica muito mais que a ausência de doenças mentais.

Pessoas mentalmente saudáveis compreendem que ninguém é perfeito, que todos possuem limites e que não se pode ser tudo para todos. Elas vivenciam diariamente uma série de emoções como alegria, amor, satisfação, tristeza, raiva e frustração. São capazes de enfrentar os desafios e as mudanças da vida cotidiana com equilíbrio e sabem procurar ajuda quando têm dificuldade em lidar com conflitos, perturbações, traumas ou transições importantes nos diferentes ciclos da vida.

A Saúde Mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, idéias e emoções.

TER SAÚDE MENTAL É…

  • Estar bem consigo mesmo e com os outros;
  • Aceitar as exigências da vida;
  • Saber lidar com as boas emoções e também com aquelas desagradáveis, mas que fazem parte da vida;
  • Reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário;

LEMBRE-SE

Todas as pessoas podem apresentar sinais de sofrimento psíquico em alguma fase da vida.

PARA MANTER SUA SAÚDE MENTAL EM DIA…

  •  Mantenha sentimentos positivos consigo, com os outros e com a vida;
  • Aceite-se e às outras pessoas com suas qualidades e limitações;
  • Evite consumo de álcool, cigarro e medicamentos sem prescrição médica;
  • Pratique sexo seguro;
  • Reserve tempo em sua vida para o lazer, a convivência com os amigos e com a família;
  • Mantenha bons hábitos alimentares, durma bem e pratique atividades físicas regularmente.
Facebook Comments